Fiz um blog pessoal - Catadora de Palavras. Inicialmente meu propósito era escrever sobre coisas do dia a dia, meus devaneios, para esvaziar a mente... Depois veio a necessidade de escrever sobre trabalho. Aí as postagens começaram a se misturar. Daí surgiu este blog - o Catadora de trabalho!

Percepções, Valores e Princípios Individuais/Organizacionais

Fazendo uma analogia do programa Big Brother com as organizações fico pensando...
Existe alguma relação deste “Jogo” com os “Jogos” vividos nas empresas quanto às percepções individuais?

Em um processo de recrutamento e seleção qual a importância da percepção do condutor do processo? Qual a importância da postura dos candidatos?

O condutor, seja ele psicólogo ou não, não está atrás dos espelhos do cotidiano da vida dos candidatos para conhecê-los ao ponto de garantir um processo de seleção 100% seguro.
Ao contrário, ele conhece o que é apresentado em alguns minutos, o que muitas vezes pode não ser o real. E mais: ele, condutor, psicólogo ou não, está à mercê de suas percepções individuais. Ou seja, ele está sujeito às contaminações de sua percepção. Podemos chamar isto de erro fundamental de atribuição. A tomada de decisão em um processo de seleção precisa ser mais racional, adicionando-se é claro, a intuição, que na verdade funciona como complemento deste método racional para tomada de decisões.

Já os candidatos, muitas vezes “treinados” para àquela situação de concorrer para uma oportunidade no mercado, “vendem” o que não são na sua essência. E onde isso vai dar? A resposta é lógica: incoerência entre expectativas organizacionais e candidato selecionado.

Indo mais adiante um pouco... Até quando um candidato “treinado” para processos de seleção consegue manter a postura que foi ensinada como adequada na situação da seleção? A resposta também é lógica: muito pouco tempo, ou seja, até quando conseguir manter o esforço emocional para ser o que não é de verdade. Nunca podemos esquecer que é possível enganar a alguém por toda a vida, é possível enganar a muitos por muito tempo, mas não é possível enganar a todos por todo o tempo.

Com certeza, este Gap – tempo exposto do profissional ao que não lhe é satisfatório, não vai gerar produtividade em suas ações e, muito menos ainda para as organizações. Consequência: profissional insatisfeito, que vai procurar seu “ninho” em outro lugar e, aumento da rotatividade de pessoas, o que gera custo para as empresas.

Algumas conclusões podem ser tiradas: é indispensável o treinamento do condutor de processos seletivos, seja ele psicólogo ou não e, especialmente quanto aos candidatos, que sejam eles próprios, nunca perdendo de vista sua autenticidade, seus valores e o que o satisfazem de verdade!

De novo é fundamental lembrar que não é possível viver na infelicidade: nenhuma das partes envolvidas (empresa/empregado). Assim, ou se faz o que nos faz feliz, o que se gosta de fazer ou, de outro modo se passa a ser feliz fazendo o que deve ser feito, se passa a gostar do que se faz.

Outra alternativa não há a menos que procurar outros "ninhos".

Manter coerência entre seus valores e suas atitudes, com seus princípios morais e éticos é um bom trabalho para se manter feliz no trabalho. E, quando isso acontece, não tem como errar, porque não existe estratégia ou treinamento para vencer! Tudo é uma conseqüência dos espelhos individuais, que acompanham todos a todo tempo. É uma questão de personalidade!

Numa organização, as pessoas estão sempre julgando umas as outras. As chefias precisam avaliar seus subordinados, os pares se comparam quanto à dedicação e competência e por aí vai. Só que quando estes julgamentos são feitos, tende-se a simplificar esta tarefa, buscando torná-la mais facilmente administrável. Outro prejuízo para as organizações e para os profissionais! Isto porque, simplificações de julgamento como estereotipagem, projeção e/ou efeito de halo, podem levar a distorções quanto ao desempenho dos profissionais, como diminuição do aproveitamento dos talentos humanos – profissional competente em área ou atividade não coerente à sua capacitação, diminuição da retenção destes talentos - não motivação dos mesmos nas atividades executadas, conflitos internos – por erro de atribuições e, aos termos tão falados e pouco trabalhados nas organizações: alto índice de absenteísmo e alta rotatividade.

Destaca-se que, segundo Pichón Riviere, a avaliação preliminar e rasteira é geralmente carregada de memórias da vida de cada um, de cenários individuais projetados em terceiros, na verdade projetando nos outros suas próprias experiências e vivências. Como Dante Alighieri bem mostrou que "o inferno está nos outros", a chance de erros grotescos nestas avaliações são bastante significativas.

Concluindo: não somos expectadores das organizações como somos do Big Brother! Ao contrário, somos os personagens deste “Jogo” e, como tais, estamos todos sujeitos aos julgamentos muitas vezes errôneos! Isto é real!

SOCORRO: FUI DEMITIDO!

Poucos acontecimentos podem abalar tanto uma carreira quanto a demissão. Ela pode fazer você duvidar de suas competências e afetar sua auto-estima, mas não precisa ser vista apenas como uma vilã. A demissão pode ser o empurrão que faltava para você corrigir a trajetória de sua carreira ou sentir o prazer de recomeçar em uma nova empresa. O fato de ser demitido pode ajudar a perceber alguma coisa que você precisava mudar - na sua carreira ou na forma de ver a vida.


PRIMEIROS SOCORROS

A primeira providência a ser tomada no momento da notícia é manter a calma e procurar tirar uma lição desse momento. "Procure identificar erros até mesmo para que não volte a cometê-los. Avalie se não foi uma questão de estratégia da empresa, por exemplo. É importante ter isso bem claro para que não se deprima em virtude da demissão".

ONDE FOI QUE EU ERREI?

Como nem sempre os motivos da demissão são claros para o funcionário, é importante que ele procure ter um feedback do gestor e até mesmo de colegas mais próximos para identificar os possíveis motivos. "O feedback é útil até mesmo para que o profissional deixe uma boa imagem e saia com as portas abertas, pensando no futuro, quando uma outra empresa pode pedir referências para o ex-empregador".

A HORA DO ADEUS

Após passar meses, ou até muitos anos, convivendo ao lado das mesmas pessoas, é de bom tom despedir-se dos antigos colegas adequadamente. Evite críticas de última hora motivadas pela demissão, pois o momento de apontar erros já passou. "Independentemente do motivo da demissão, é essencial que a pessoa notifique os outros profissionais. É importante até por uma questão de comprometimento com os colegas de trabalho." Mesmo assim, não se deve entrar em detalhes sobre o que aconteceu. Nesta carta de despedida, que deve ser encaminhada para pessoas de outros departamentos e clientes externos, deve constar a informação, a data do desligamento e o contato da pessoa que será responsável por aquelas funções que o profissional desempenhava. Para os colegas mais próximos, é interessante passar um e-mail com seus contatos pessoais, até mesmo por uma questão de networking.

DEPOIS DA TEMPESTADE...

Muitas pessoas acabam ainda cumprindo algum período de trabalho após a demissão, mas aproveite seu primeiro dia totalmente livre para buscar acalmar-se, pensar nos pontos que requerem melhoria e na forma buscar o novo emprego. "É um momento de redefinir o foco. Depois de recuperado da demissão, é preciso definir como será feita a busca por uma nova oportunidade."

A SEMANA SEGUINTE
Invista em diversas oportunidades e inicie o networking imediatamente. "O fato de recorrer a pessoas conhecidas que já acompanham seu trabalho é uma ótima referência". Por isso, é importante que seus contatos saibam, o quanto antes, que você está disponível no mercado, para poderem indicá-lo no caso de alguma oportunidade disponível. Outro passo importante é começar a buscar vagas e enviar currículos para as empresas - neste ponto, a Internet pode ser uma ótima aliada. Para quem trabalhou durante muitos anos em um segmento específico de mercado, a dica é começar a procurar uma recolocação nesta mesma área.

OS MESES SEGUINTES

Quanto mais tempo o profissional passa longe do mercado, mais difícil fica a recolocação. O ideal é que a pessoa não fique mais do que seis meses inativa, pois após este tempo muitas empresas consideram que a pessoa pode estar desatualizada ou passam a se questionar sobre o motivo pelo qual este profissional ainda não conseguiu se recolocar. "Uma coisa positiva que vem acontecendo é a diminuição desta resistência por parte das empresas, pois com as fusões de grandes companhias e as reestruturações, bons profissionais acabam ficando desempregados também."

HORA DA VIRADA

"Se o profissional já não estava satisfeito com a atividade que desenvolvia ou com a área de atuação, é um bom momento para repensar sua carreira e ver se isso é realmente o que ele deseja". É importante pensar que a demissão é um começar do zero, seja em uma nova carreira ou em um novo emprego. Outra dica é investir na formação e procurar se atualizar de alguma forma, como uma especialização, cursos e workshops.

COMO CONSIDERAR AS PROPOSTAS

Aceitar a primeira proposta de emprego que aparecer não é a opção mais adequada, caso você tenha condições financeiras de aguardar uma outra proposta. "Se pensarmos em um profissional que teve uma carreira ascendente até então, aceitar uma proposta para um cargo que exige menos dele profissionalmente será avaliado em oportunidades futuras. O ideal é buscar algo realmente satisfatório, que contribua para sua carreira."


Texto: Site Catho

Mensagem

O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente.

Texto budista

Ser feliz (no trabalho) é...


Responda rápido: quem viu primeiro as fotos da sua lua-de-mel: o maridão ou o pessoal do escritório? Pois é... você mandou sua assistente revelar o filme e, na hora do almoço, todo o pessoal com quem você trabalha compartilhou aqueles momentos... antes. E as fotos do primeiro filhão? Não deu outra: secretária... hora do almoço... escritório e... primeiro a turma do trabalho. Não poderia ser diferente: a gente passa mais tempo com os colegas do que com os vizinhos, os amigos e até mesmo os parentes. Saímos de casa antes do dia clarear, voltamos quando já escureceu: a maior parte de nossas horas ditas "produtivas", passamos trabalhando. Realizar nosso trabalho de maneira que nos faça sentir felizes e satisfeitos é, portanto, extremamente importante. E é preciso lembrar que para que isso ocorra não é suficiente que se receba um bom salário. Dinheiro é muito importante, mas não é tudo. Constatamos isso em uma pesquisa recente: ela mostrou que os executivos brasileiros não são apenas aplicados discípulos do Dr. Paul Powers e de Deborah Russel (autores do livro "De Bem Com o Trabalho"), que incentivam e ensinam como encontrar a realização profissional; mais do que isso, eles realmente gostam do que fazem e, principalmente, são felizes em seu trabalho. Perguntamos a mais de 500 profissionais de diversas organizações: "Você é feliz no seu trabalho?". A resposta de 93% deles foi "sim". Mais ainda: para eles, salário não é o que mais proporciona satisfação. Desafios constantes no emprego, sim, é fundamental, disseram. E destacaram ainda como muito importante o relacionamento com colegas e superiores. O amor ao trabalho, no entanto, como todos os outros amores, precisa ser constantemente "alimentado" — e dosado, também. Assim, é preciso tratar nosso trabalho da mesma maneira que as pessoas que amamos, dando a elas — sob as mais variadas formas — carinho, dedicação, atenção e, às vezes... distância. Adorar um trabalho ou detestá-lo tem muito a ver com questões pessoais. O ser humano precisa de desafios para sentir-se motivado; no trabalho, nada mais instigante do que um desafio. Nada mais satisfatório do que, por exemplo, dispor de autonomia e independência para tomar decisões; ter oportunidade para autodesenvolvimento; ser reconhecido e aprovado; poder expressar criatividade e agir com autenticidade; gostar do trabalho; nada mais gratificante do que sentir vontade e prazer de trabalhar todos os dias. Dinheiro, sem dúvida, é muito importante. Não há negócio sem ele. Mas se alguém trabalha apenas por dinheiro está simplesmente gastando o seu talento, sem renová-lo. E talento é um valor muito raro, que precisa de constantes investimentos para manter os atuais e agregar novos. Tem poder de ganho e até de troca. Mas não é uma moeda. Por isso, se você não gosta do que faz, mude! Mude o tipo de trabalho, mude de trabalho ou mude você mesmo. Para qualquer um dos casos, não se esqueça: é preciso planejamento. Estabeleça seus objetivos e cumpra-os com determinação. E lembre-se: se você está procurando um emprego, seja pela primeira vez, seja para recolocar-se no mercado de trabalho, não pense nisso como uma experiência ruim; você não está pedindo um emprego, você está disponível nesse mercado e possui qualidades, habilidades, conhecimentos, potenciais enfim que constituem a sua empregabilidade e os está oferecendo. Se for para fazer algo que você sabe e gosta de fazer, não há dúvida: suas chances de sucesso — e felicidade — são realmente muito grandes.
Fonte: Manager

Dicas para se fazer uma entrevista de sucesso

Se você já tem seu material de venda bem feito (currículo e carta de apresentação) e já enviou sua mala direta e/ou está respondendo anúncios de vagas, já está passando da hora de se preparar para fazer entrevistas.
Elas vão acontecer se você fez como recomendado nos posts anteriores, pois o objetivo de todo este trabalho é gerar entrevistas.
Então, esteja pronto!

Vamos a algumas dicas para ANTES da entrevista:

- Procure saber informações sobre a empresa que está convidando para a entrevista (tipo de atividade, ramo de atuação, o que vende, para quem vende, serviços que presta, mercado consumidor, concorrência e concorrentes, filosofia).
- Treine e discuta com outras pessoas várias vezes sua postura em entrevistas.
- Faça uma auto-análise dos seus pontos fortes e fracos.
- Conheça seu curriculum em detalhes.
- Cuide de sua auto-estima e aparência: faça a barba, as unhas, escolha uma roupa adequada.


DURANTE a entrevista:

- Chegue sem atrasos; o ideal é chegar alguns minutos antes, até para aproveitar e tentar coletar dados significantes da empresa com a secretária ou recepcionista.
- Desligue seu celular.
- Procure estar à vontade para que seus objetivos sejam alcançados.
- Cumprimente firmemente o entrevistador, com a cortesia e respeito que também quer receber.
- Olhe o entrevistador nos olhos.
- Evite ficar rígido ou com os braços cruzados.
- Seja espontâneo.
- Esteja seguro sobre quais são seus objetivos, de modo a garantir que o tempo seja utilizado para fornecer e obter informações relevantes e reveladoras.
- Saiba o que perguntar ao entrevistador; tenha em mente uma lista de perguntas a serem feitas. Esta atitude do candidato é muito bem vista pelos entrevistadores, desde que não seja em demasia. Afinal, demonstra também seu interesse.
- Ao falar de sua experiência profissional, evidencie resultados alcançados.
- Não fuja das perguntas que lhe são feitas.
- Mostre as suas características pessoais e profissionais e relacione com o benefício da sua contratação.
- Cuide tanto da comunicação verbal quanto da não-verbal, evitando gesticulações exageradas.
- Converse de maneira pausada, clara, usando sempre o português correto.
- Seja claro e seguro nas suas colocações.
- Apresente se possível, um portifólio com suas atividades enquanto fala.
- Evite falar de problemas ou obstáculos.
- Evite palavras evasivas e negativas.
- Evite balançar ou bater os pés e as pernas, rasgar pedaços de papel, torcer as mãos, etc.
- Nunca fume, masque chicletes ou chupe balas.
- Evite gírias.
- Aproveite a ocasião para esclarecer dúvidas.
- Procure saber quais serão as próximas etapas do processo de seleção.
- Mostre-se disponível imediatamente para a oportunidade.
- Agradeça e despeça.

Mala Direta, Rede de Contatos e Empresas de Recolocação Profissional


Como disse no último post, aproximadamente 85% das oportunidades de emprego são encontradas através da busca ativa, usando como ferramentas a mala direta e os contatos/indicações.
Hoje vou explicar como se faz uma mala direta (eletrônica ou por correio), como “usar” da sua rede de contatos (network) e sobre as
vantagens e desvantagens de contratar uma empresa de recolocação.

MALA DIRETA: Você recebe em sua casa diversos tipos de mala direta como de bancos, lojas, cartões de crédito. O propósito destes envios é despertar o interesse em você de comprar algum produto oferecido.
A mala direta para busca de emprego tem o mesmo propósito: vender seu produto - suas qualificações e experiências a um possível empregador.

Mala direta por meio eletrônico:
1) Escolha um bom site de busca de empregos e hospede seu currículo (eu recomendo o site http://www.catho.com.br/), por alguns motivos:
- É o site que nós profissionais da área de recursos humanos mais usamos para fazer os recrutamentos.
- O site oferece um mix diverso de produtos para sua recolocação.
- O site tem um cadastro grande de empresas com abrangência nacional.
- Eu já usei e já me empreguei várias vezes através dele!
2) Depois de escolher o site e hospedar seu CV, você pode responder às vagas correspondentes ao seu perfil profissional e, PRINCIPALMENTE, enviar seu CV para quantas empresas desejar, através do cadastro de empresas disponível no site. Lá você encontra os nomes das empresas que gostaria de trabalhar bem como os nomes dos principais profissionais. Aí é só clicar e enviar seu CV. Este é o trabalho de mala direta eletrônica!
Dicas:
- No site que eu recomendei, tem como criar uma ou várias cartas de apresentação. Faça a sua e na hora de enviar seu CV mande a carta também.
- Tem um campo a ser preenchido quando for fazer este trabalho que deve ser preenchido de modo a despertar o interesse de quem recebe o e-mail. Campo TÍTULO. Exemplo: se você atuar na área comercial poderá escolher um título como - Sua empresa gostaria de aumentar sua carteira de clientes? ou Posso contribuir para aumentar as vendas da sua empresa?
Este campo é importante, porque as pessoas que recebem precisam identificar que não se trata de um e-mail trazendo vírus.
- Envie seu CV sempre para o profissional cadastrado nas empresas que estiver a um nível acima do seu. Exemplo: se eu estiver procurando uma vaga para Gerente de RH devo mandar meu CV para o diretor administrativo ou para a presidência. Se eu mandar para a área de RH você já imagina o destino do meu currículo não é?
- Envie o maior número possível de currículos por dia, pois o índice de resposta a mala direta é pequeno – algo em torno de 2 a 3 %. Portanto, quanto mais currículos enviar, melhor.

Mala direta por correio:
1) Prepare seu material (CV e carta de apresentação em folhas A4) impressos em boa qualidade e coloque-os em um envelope branco – de preferência aqueles usados para convites (tamanho aproximado de uma folha A4 dobrada ao meio).
2) Coloque a carta e o CV (nesta ordem) dobrados ao meio, com o que está escrito para fora.
3) Coloque dentro dos envelopes e coloque etiquetas para destinatários e remetentes.
4) Escolha no mínimo 300 empresas para enviar seu material. Para isso vai precisar pesquisar endereço e nome do profissional a quem deve direcionar, para que seu material não caia de pára-quedas na mão de qualquer pessoa. Você pode conseguir estes dados facilmente no site que escolheu para hospedar seu CV, no cadastro de empresas.
5) Faça a postagem no correio.
As dicas acima para mala direta eletrônica valem para esta forma também.

Agora, você deve estar se perguntando qual a diferença entre enviar eletronicamente ou por correio. A resposta é simples: muitos profissionais não abrem quando enviado eletronicamente, por medo de vírus. Quando você manda pelo correio direcionado à pessoa certa existe mais garantia do recebimento. E, as pessoas ainda preferem ter nas mãos, pegar alguma coisa que estão vendendo a elas no primeiro momento do que simplesmente visualizar.

CONTATOS/INDICAÇÕES: muita gente ainda tem vergonha de dizer aos amigos que está desempregado. Livre-se deste orgulho e procure a todos da sua rede de contatos (network), levando seu CV em mídia eletrônica (para ficar mais fácil destes repassarem seu material) a outras pessoas. Ligue para seus amigos, marque um almoço, um choppinho e diga que está em busca de uma nova recolocação e que a colaboração deles é fundamental para o sucesso da sua busca.

EMPRESAS DE RECOLOCAÇÃO: as boas empresas podem ajudar muito você neste processo de busca de emprego e oferecem um mix de produtos variado. Alguns dos produtos oferecidos:
1) Estruturação do curriculum vitae (CV), através de um levantamento personalizado visando torná-lo mais atraente no processo da venda de seu produto: você.
2) Atendimentos individuais e em grupo para orientações sobre mercado e processos de seleção.
3) Aplicação e devolução de testes psicológicos para mapeamento das suas habilidades e pontos a serem desenvolvidos.
4) Treinamento para entrevistas.
5) Encaminhamento do CV para processos de seleção.

Vantagens ao se contratar este serviço:
- Profissionais que não tem o mínimo conhecimento de como funciona a relação mercado de trabalho X mercado de recursos humanos, vão poder ter uma direção de onde começar a busca.
- Profissionais que não sabem elaborar um bom CV, não sabem como devem se comportar em dinâmicas de grupo ou entrevistas vão se sentir mais seguros para “enfrentar” o mercado de trabalho.
- Profissionais que não têm uma rede (network) poderão contar com a rede destas empresas.

Desvantagem: custo mais elevado.

O que é uma busca ativa de emprego?

O que é uma busca ativa de emprego?
Você deve estar questionando: mas se é uma busca já quer dizer uma coisa ativa?
Aí eu te respondo: nem sempre!

Existem duas formas de buscar emprego, ambas com suas vantagens e desvantagens. A busca ativa e a busca passiva.

Vamos às diferenças entre elas.

BUSCA PASSIVA: é a forma mais comum de buscar emprego e que todo mundo já ouviu falar ou já fez. Você faz uma busca passiva quando RESPONDE a uma oferta de emprego, divulgada através de jornais, agências de emprego ou sites que anunciam vagas.
Anúncios em jornais + agências de emprego + sites que anunciam vagas representam aproximadamente 15% das ofertas do mercado de trabalho.

Vantagens desta busca:

- Baixíssimo custo;
- Fácil acesso;
- Para quem está em busca de vagas mais operativas a divulgação mais freqüente é feita desta forma; então, você está buscando no lugar certo.

Desvantagens desta busca:

- Alta concorrência, já que tem fácil acesso e baixo custo.
Veja um exemplo na prática: se anunciamos uma vaga no jornal e a empresa contratante for atraente e conhecida (no caso de anúncios abertos, onde divulgamos os nomes das empresas), recebemos para 1 (uma) vaga aproximadamente entre 50 a 200 currículos (este número varia em acordo com a vaga). Então, você estará concorrendo com, no mínimo, 49 outros candidatos!
- Vagas para níveis de coordenação, gerência e, especialmente diretoria, são pouco ou quase nada divulgadas nestes tipos de mídia;
- Quando você opta por este tipo de busca, fica com apenas 15% da fatia do mercado de trabalho, limitando, portanto, suas possibilidades de encontrar um novo emprego.

BUSCA ATIVA: é a forma mais trabalhosa de buscar emprego e que nem mundo já ouviu falar ou já fez. Você faz uma busca ativa quando PROCURA por uma oferta de emprego. Você pode fazer uma busca ativa através de mala direta, contatos/indicações ou pagando empresas de recolocação profissional.
Mala direta + contatos/indicações representam aproximadamente 85% das ofertas do mercado de trabalho.

Vantagens desta busca:

- Baixa concorrência, pois não houve divulgação de vagas e você encaminhou seu currículo para empresas que estavam precisando contratar profissionais com o seu perfil. Então, chegou ao lugar certo e na hora certa!
- Se você está em busca de uma oportunidade em nível gerencial, esta é a maneira de encontrar seu emprego com mais facilidade.
- Quando você opta por este tipo de busca, fica com 85% da fatia do mercado de trabalho, aumentando, portanto, suas possibilidades de encontrar um novo emprego.

Desvantagens desta busca:

- Há necessidade de se fazer um pequeno investimento com impressões gráficas de boa qualidade de currículos, custos com correio e envelopes (se a mala direta for enviada por este meio), custos com hospedagem de currículos em sites pagos de emprego (onde é possível fazer um trabalho de mala direta eletrônica, sem o custo com impressão gráfica) e gastos com internet, pois vai ficar boa parte do seu tempo conectado.
- Se optar por empresas de recolocação vai ter um alto custo, algo em torno de R$ 2000,00 + uma parcela de seu primeiro salário (varia entre 30 a 50%). Lembrando que o investimento de R$ 2000,00 não garante seu emprego, pois o trabalho oferecido é de preparação para o mercado de trabalho e, não está em nenhuma cláusula do contrato que a empresa garante sua recolocação.
Então, vai fazer uma busca passiva ou uma busca ativa?
A resposta deve ser: as duas, pois quem está em busca de um emprego deve “abocanhar” 100% das possibilidades!

Na próxima postagem vou explicar como se faz um trabalho de mala direta por correio ou por meio eletrônico para se procurar um emprego e sobre as vantagens e desvantagens de se contratar uma empresa de recolocação profissional.


Como elaborar seu currículo


Eu não vou inventar muito a roda, porque neste caso nem tem como fazer isto. Fazendo uma simples busca na internet com este título – como elaborar seu currículo, você vai encontrar dezenas de dicas e a maior parte com o mesmo conteúdo. Então, vou poupar meu tempo, fazendo poucas observações, considerando que estou fazendo um recrutamento ok?
Vou usar como exemplo um recrutamento para a vaga de Gerente Financeiro.
1) Se o currículo (CV) não estiver imediatamente comunicando qual o objetivo profissional do candidato, já será excluído. E não é por desdém não! É simplesmente por falta de tempo, porque nós que trabalhamos com seleção, recebemos um volume enorme de currículos e não dá para ficar procurando entre as linhas onde está a experiência ou o interesse do candidato em trabalhar como gerente financeiro.
2) Se o candidato quer trabalhar como gerente financeiro, mas não tem experiência na área, precisa mudar o foco de seu objetivo profissional. Porque o destino deste CV vai ser o lixo.
3) Se o CV conseguir demonstrar nas primeiras linhas o que você pode fazer e porque merece ocupar o cargo de gerente financeiro, pontos para você.
4) Se o CV mostrar os resultados que o candidato alcançou como gerente financeiro, este ficará nos primeiros lugares do ranking para a seleção. Porque o comum é recebermos CV com “o que” os candidatos fizeram e não com os resultados que alcançaram, Portanto, pontos para os que descrevem seus resultados. Exemplos de resultados que podem ser mencionados no caso de um gerente financeiro: “informatização de contas a pagar/receber”, “recuperação de $$ de devedores”, “redução do número de bancos utilizados de ..... para .....”, “negociação de novos financiamentos, tais como”.
5) Seu CV precisa ser objetivo e detalhado ao mesmo tempo. Quero dizer com isso que não adianta fazer um CV de uma página buscando a objetividade e nem um CV de várias páginas buscando o detalhamento. Currículos curtos demais e que não dizem nada ou longos demais que não dá tempo de ler também vão pro lixo.

Em geral, fique atento ao seguinte:

- O objetivo de seu CV é gerar entrevistas para você. Então, coloque-se no lugar de quem vai recebê-lo e veja se está atraente em conteúdo e apresentação.
- Não se esqueça de colocar seus dados para contato bem no início. Parece óbvio, mas algumas vezes recebemos CV e não temos como fazer contato. Não é necessário incluir dados de documentos, como RG, CPF, etc.
- Coloque no seu CV apenas o que vai contribuir para sua primeira venda. Omitir dados não quer dizer mentir! Por exemplo: há períodos significativos de desemprego. Então, não coloque as datas exatas de entrada e saída. Mencione apenas os anos.
- Leia e releia seu CV várias vezes, para verificar de não existe nenhum erro de português.

Como encontrar um emprego?


Bom, primeiro preciso fazer uma breve apresentação do meu trabalho.
Sou Psicóloga, especialista em Recursos Humanos, trabalho há mais de 15 anos nesta área tanto em empresas como também assessorando profissionais e executivos na busca de um novo trabalho.
Portanto, para mim é mais fácil falar deste assunto: como encontrar um emprego.
Inicialmente alguns conceitos são importantes para você entender o processo de busca de uma nova atividade.

São eles:
- EMPREGO é uma coisa e TRABALHO é outra. Você pode procurar emprego (vínculo empregatício, carteira assinada, direito a férias, 13º salário, FGTS, etc) ou trabalho (sem vínculo empregatício, como prestador de serviços – pessoa jurídica, ou ainda como autônomo). Em relação a trabalho você ainda pode ter uma renda “vendendo” alguma coisa que tem aptidão e, posteriormente, habilidade em fazer, como exemplo artesanato, trabalhar com fotografia, música, etc. É o que chamamos de mercado informal de trabalho.

- MERCADO DE TRABALHO: são as ofertas de emprego em determinado período, segmento de atuação e sofre contínuas mudanças – pode estar em oferta (abundância de oportunidades) ou em procura (escassez de oportunidades).

- MERCADO DE RECURSOS HUMANOS: se o mercado de trabalho se refere às oportunidades de emprego, o mercado de RH é o reverso da medalha. Este se refere ao contingente de pessoas que estão em busca de um emprego ou que estão trabalhando, mas em busca de novas oportunidades. O mercado de RH também é dinâmico e apresenta forte mobilidade – pode apresentar situações de oferta (abundância de candidatos) ou de procura (escassez de candidatos).

Voltando a pergunta de como encontrar emprego, independente de como anda o mercado de trabalho ou o mercado de recursos humanos você precisa APARECER! Nenhum “hunter” – caçador de talentos, vai te procurar, especialmente se você estiver no mercado oculto = desempregado! Então, mãos à obra para conseguir seu emprego. Você vai precisar trabalhar muito para você mesmo para alcançar seu objetivo, começando com a elaboração de um bom currículo. Depois de fazer um material (currículo) que tenha uma boa “venda”, precisa distribuí-lo em TODAS as mídias disponíveis – sites de hospedagem de currículos, agências de emprego, sua rede de contatos (network), estar atento aos anúncios de empregos nos jornais e, PRINCIPALMENTE, fazer uma busca ativa. Ou seja, não ficar esperando uma oportunidade de emprego aparecer para enviar seu currículo, porque quando isto acontecer, pode estar certo de que a concorrência será maior.
E, caso seja chamado para uma entrevista, preocupe-se com sua apresentação. Olhe para o espelho e veja como está seu tônus físico, como está a sua aparência e, COMO VOCÊ SE SENTE DIANTE DO QUE VÊ! E não se esqueça de ler e reler seu currículo quantas vezes forem necessárias para não titubear quando for questionado sobre as atividades que executou. É muito bom você dar exemplos e mostrar os resultados que alcançou com cada atividade descrita.

POSTERIORMENTE, VOU ESCREVER SOBRE: COMO ELABORAR UM BOM CURRÍCULO, COMO FAZER UMA BUSCA ATIVA DE EMPREGO, DICAS PARA O MOMENTO DA ENTREVISTA E PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES ENTRE OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS A TRABALHO. AGUARDE!