Fiz um blog pessoal - Catadora de Palavras. Inicialmente meu propósito era escrever sobre coisas do dia a dia, meus devaneios, para esvaziar a mente... Depois veio a necessidade de escrever sobre trabalho. Aí as postagens começaram a se misturar. Daí surgiu este blog - o Catadora de trabalho!

Terceirização do Recrutamento e Seleção (R&S): Custo ou Benefício?

Os próprios gestores das empresas que não têm a área de recursos humanos constituída para executar as atividades meio, costumam fazer o recrutamento e a seleção (R&S) de profissionais para as vagas em aberto.

Será a terceirização do recrutamento e/ou da seleção um custo ou um benefício para estas empresas?

Vamos analisar os dois cenários: de um lado os próprios gestores conduzindo o processo e, de outro, profissionais especializados neste trabalho.

Ø Recrutamento e/ou Seleção (R&S) conduzido pelos próprios gestores

O gestor de uma empresa conhece muito bem a cultura, o dia a dia do seu negócio e, por este motivo, sabe exatamente que perfil de profissional a empresa precisa. Isto favorece a seleção adequada dos profissionais e, sem dúvida alguma é de grande importância para o sucesso das contratações.
No entanto, para executar o trabalho de recrutamento e seleção ele vai precisar despender tempo, horas de seus dias para concluir o processo.
E quanto vale a hora de trabalho de um gestor?
E quanto ao seu real foco de seu trabalho?
Enquanto ele está envolvido neste trabalho de R&S, suas reais atividades estão a fazer.
Então, quando o Recrutamento e/ou Seleção (R&S) é conduzido pelos próprios gestores, pode não haver investimento com profissionais/empresas especializadas.
Mas, com certeza continuará havendo custos com ligações telefônicas, materiais, estrutura física e, principalmente, horas de mão-de-obra envolvidas no planejamento e execução do trabalho.

Ø Recrutamento e/ou Seleção (R&S) conduzido por profissionais especializados

A terceirização do recrutamento e/ou seleção não é algo novo na administração de empresas, embora muitos empresários ainda não usufruam de todos os seus benefícios. Repassar alguns processos auxiliares (atividades-meio) para terceiros - com os quais se estabelece uma relação de parceria, favorece a concentração dos gestores em sua atividade principal (atividades-fim).
Empresários que antes passavam horas analisando currículos e entrevistando candidatos, hoje preferem repassar o serviço para uma consultoria empresarial especializada no assunto.
Quando se cria uma relação bastante próxima com profissional especializado, o custo x benefício da terceirização é extremamente vantajoso, pois os candidatos pré-selecionados já chegam dentro do perfil.
Depois que se passa a terceirizar a área de recrutamento e seleção por exemplo, pode-se focar 100% no próprio negócio. Isso só faz com que a produtividade e a qualidade da empresa aumentem.
Não é inteligente para um empresário despender tanto tempo em um processo de seleção de pessoal, entendendo que esta não é sua atividade fim.
Ainda há de se considerar que a atividade de recrutamento e seleção exige conhecimentos específicos, que em geral os empresários não possuem, como a habilidade de diagnosticar perfis de comportamento que são favoráveis ou desfavoráveis ao cargo em questão.
É fundamental que o profissional especializado conheça o ambiente específico da empresa que procura um novo profissional, seus objetivos e dificuldades, como são as pessoas que nele atuam, para somente então procurar no mercado o profissional mais indicado a ocupar a vaga em aberto.
Portanto, cuidado ao optar pela terceirização do R&S, pois existem empresas que nunca sequer visitaram o cliente para o qual estão procurando profissionais e outras que, por trabalharem de modo massificado, se limitam a enviar aos clientes candidatos avaliados de modo padrão.
Então, quando o Recrutamento e/ou Seleção (R&S) é conduzido por profissionais especializados e de maneira personalizada, pode trazer ótimos resultados, tais como:
- Proporcionar um processo de agregar pessoas de maneira profissional, como meio de servir as necessidades organizacionais.
- Aumentar as possibilidades de candidaturas dos profissionais, abrindo mais as opções de contratação para as empresas contratantes.
- Conhecer e poder comparar o mercado de recursos humanos.
- Assegurar a eficácia do processo, lembrando que a qualidade de todo o processo - desde o recrutamento até a finalização da seleção produzem forte impacto sobre os candidatos e aumentam a credibilidade das empresas contratantes.
- Diminuir a rotatividade.
- Proporcionar a retenção de competências.

Finalmente: é custo ou benefício terceirizar o recrutamento e seleção (R&S) da sua empresa?