Fiz um blog pessoal - Catadora de Palavras. Inicialmente meu propósito era escrever sobre coisas do dia a dia, meus devaneios, para esvaziar a mente... Depois veio a necessidade de escrever sobre trabalho. Aí as postagens começaram a se misturar. Daí surgiu este blog - o Catadora de trabalho!

Como elaborar seu currículo


Eu não vou inventar muito a roda, porque neste caso nem tem como fazer isto. Fazendo uma simples busca na internet com este título – como elaborar seu currículo, você vai encontrar dezenas de dicas e a maior parte com o mesmo conteúdo. Então, vou poupar meu tempo, fazendo poucas observações, considerando que estou fazendo um recrutamento ok?
Vou usar como exemplo um recrutamento para a vaga de Gerente Financeiro.
1) Se o currículo (CV) não estiver imediatamente comunicando qual o objetivo profissional do candidato, já será excluído. E não é por desdém não! É simplesmente por falta de tempo, porque nós que trabalhamos com seleção, recebemos um volume enorme de currículos e não dá para ficar procurando entre as linhas onde está a experiência ou o interesse do candidato em trabalhar como gerente financeiro.
2) Se o candidato quer trabalhar como gerente financeiro, mas não tem experiência na área, precisa mudar o foco de seu objetivo profissional. Porque o destino deste CV vai ser o lixo.
3) Se o CV conseguir demonstrar nas primeiras linhas o que você pode fazer e porque merece ocupar o cargo de gerente financeiro, pontos para você.
4) Se o CV mostrar os resultados que o candidato alcançou como gerente financeiro, este ficará nos primeiros lugares do ranking para a seleção. Porque o comum é recebermos CV com “o que” os candidatos fizeram e não com os resultados que alcançaram, Portanto, pontos para os que descrevem seus resultados. Exemplos de resultados que podem ser mencionados no caso de um gerente financeiro: “informatização de contas a pagar/receber”, “recuperação de $$ de devedores”, “redução do número de bancos utilizados de ..... para .....”, “negociação de novos financiamentos, tais como”.
5) Seu CV precisa ser objetivo e detalhado ao mesmo tempo. Quero dizer com isso que não adianta fazer um CV de uma página buscando a objetividade e nem um CV de várias páginas buscando o detalhamento. Currículos curtos demais e que não dizem nada ou longos demais que não dá tempo de ler também vão pro lixo.

Em geral, fique atento ao seguinte:

- O objetivo de seu CV é gerar entrevistas para você. Então, coloque-se no lugar de quem vai recebê-lo e veja se está atraente em conteúdo e apresentação.
- Não se esqueça de colocar seus dados para contato bem no início. Parece óbvio, mas algumas vezes recebemos CV e não temos como fazer contato. Não é necessário incluir dados de documentos, como RG, CPF, etc.
- Coloque no seu CV apenas o que vai contribuir para sua primeira venda. Omitir dados não quer dizer mentir! Por exemplo: há períodos significativos de desemprego. Então, não coloque as datas exatas de entrada e saída. Mencione apenas os anos.
- Leia e releia seu CV várias vezes, para verificar de não existe nenhum erro de português.

Um comentário:

Menina do Rio disse...

Muito interessante! Gostei imenso! Trabalho na área de Recursos Humanos, e Contabilidade e nunca tinha visto um blog voltado pra area trabalhista. Bem oportuno mesmo!

Penso que nunca nos visitamos, ou já? Só hoje dei por conta que teu blog segue o meu.
Seja bem vinda!

Um beijo