Fiz um blog pessoal - Catadora de Palavras. Inicialmente meu propósito era escrever sobre coisas do dia a dia, meus devaneios, para esvaziar a mente... Depois veio a necessidade de escrever sobre trabalho. Aí as postagens começaram a se misturar. Daí surgiu este blog - o Catadora de trabalho!

O que é uma busca ativa de emprego?

O que é uma busca ativa de emprego?
Você deve estar questionando: mas se é uma busca já quer dizer uma coisa ativa?
Aí eu te respondo: nem sempre!

Existem duas formas de buscar emprego, ambas com suas vantagens e desvantagens. A busca ativa e a busca passiva.

Vamos às diferenças entre elas.

BUSCA PASSIVA: é a forma mais comum de buscar emprego e que todo mundo já ouviu falar ou já fez. Você faz uma busca passiva quando RESPONDE a uma oferta de emprego, divulgada através de jornais, agências de emprego ou sites que anunciam vagas.
Anúncios em jornais + agências de emprego + sites que anunciam vagas representam aproximadamente 15% das ofertas do mercado de trabalho.

Vantagens desta busca:

- Baixíssimo custo;
- Fácil acesso;
- Para quem está em busca de vagas mais operativas a divulgação mais freqüente é feita desta forma; então, você está buscando no lugar certo.

Desvantagens desta busca:

- Alta concorrência, já que tem fácil acesso e baixo custo.
Veja um exemplo na prática: se anunciamos uma vaga no jornal e a empresa contratante for atraente e conhecida (no caso de anúncios abertos, onde divulgamos os nomes das empresas), recebemos para 1 (uma) vaga aproximadamente entre 50 a 200 currículos (este número varia em acordo com a vaga). Então, você estará concorrendo com, no mínimo, 49 outros candidatos!
- Vagas para níveis de coordenação, gerência e, especialmente diretoria, são pouco ou quase nada divulgadas nestes tipos de mídia;
- Quando você opta por este tipo de busca, fica com apenas 15% da fatia do mercado de trabalho, limitando, portanto, suas possibilidades de encontrar um novo emprego.

BUSCA ATIVA: é a forma mais trabalhosa de buscar emprego e que nem mundo já ouviu falar ou já fez. Você faz uma busca ativa quando PROCURA por uma oferta de emprego. Você pode fazer uma busca ativa através de mala direta, contatos/indicações ou pagando empresas de recolocação profissional.
Mala direta + contatos/indicações representam aproximadamente 85% das ofertas do mercado de trabalho.

Vantagens desta busca:

- Baixa concorrência, pois não houve divulgação de vagas e você encaminhou seu currículo para empresas que estavam precisando contratar profissionais com o seu perfil. Então, chegou ao lugar certo e na hora certa!
- Se você está em busca de uma oportunidade em nível gerencial, esta é a maneira de encontrar seu emprego com mais facilidade.
- Quando você opta por este tipo de busca, fica com 85% da fatia do mercado de trabalho, aumentando, portanto, suas possibilidades de encontrar um novo emprego.

Desvantagens desta busca:

- Há necessidade de se fazer um pequeno investimento com impressões gráficas de boa qualidade de currículos, custos com correio e envelopes (se a mala direta for enviada por este meio), custos com hospedagem de currículos em sites pagos de emprego (onde é possível fazer um trabalho de mala direta eletrônica, sem o custo com impressão gráfica) e gastos com internet, pois vai ficar boa parte do seu tempo conectado.
- Se optar por empresas de recolocação vai ter um alto custo, algo em torno de R$ 2000,00 + uma parcela de seu primeiro salário (varia entre 30 a 50%). Lembrando que o investimento de R$ 2000,00 não garante seu emprego, pois o trabalho oferecido é de preparação para o mercado de trabalho e, não está em nenhuma cláusula do contrato que a empresa garante sua recolocação.
Então, vai fazer uma busca passiva ou uma busca ativa?
A resposta deve ser: as duas, pois quem está em busca de um emprego deve “abocanhar” 100% das possibilidades!

Na próxima postagem vou explicar como se faz um trabalho de mala direta por correio ou por meio eletrônico para se procurar um emprego e sobre as vantagens e desvantagens de se contratar uma empresa de recolocação profissional.


Nenhum comentário: