Fiz um blog pessoal - Catadora de Palavras. Inicialmente meu propósito era escrever sobre coisas do dia a dia, meus devaneios, para esvaziar a mente... Depois veio a necessidade de escrever sobre trabalho. Aí as postagens começaram a se misturar. Daí surgiu este blog - o Catadora de trabalho!

Como encontrar um emprego?


Bom, primeiro preciso fazer uma breve apresentação do meu trabalho.
Sou Psicóloga, especialista em Recursos Humanos, trabalho há mais de 15 anos nesta área tanto em empresas como também assessorando profissionais e executivos na busca de um novo trabalho.
Portanto, para mim é mais fácil falar deste assunto: como encontrar um emprego.
Inicialmente alguns conceitos são importantes para você entender o processo de busca de uma nova atividade.

São eles:
- EMPREGO é uma coisa e TRABALHO é outra. Você pode procurar emprego (vínculo empregatício, carteira assinada, direito a férias, 13º salário, FGTS, etc) ou trabalho (sem vínculo empregatício, como prestador de serviços – pessoa jurídica, ou ainda como autônomo). Em relação a trabalho você ainda pode ter uma renda “vendendo” alguma coisa que tem aptidão e, posteriormente, habilidade em fazer, como exemplo artesanato, trabalhar com fotografia, música, etc. É o que chamamos de mercado informal de trabalho.

- MERCADO DE TRABALHO: são as ofertas de emprego em determinado período, segmento de atuação e sofre contínuas mudanças – pode estar em oferta (abundância de oportunidades) ou em procura (escassez de oportunidades).

- MERCADO DE RECURSOS HUMANOS: se o mercado de trabalho se refere às oportunidades de emprego, o mercado de RH é o reverso da medalha. Este se refere ao contingente de pessoas que estão em busca de um emprego ou que estão trabalhando, mas em busca de novas oportunidades. O mercado de RH também é dinâmico e apresenta forte mobilidade – pode apresentar situações de oferta (abundância de candidatos) ou de procura (escassez de candidatos).

Voltando a pergunta de como encontrar emprego, independente de como anda o mercado de trabalho ou o mercado de recursos humanos você precisa APARECER! Nenhum “hunter” – caçador de talentos, vai te procurar, especialmente se você estiver no mercado oculto = desempregado! Então, mãos à obra para conseguir seu emprego. Você vai precisar trabalhar muito para você mesmo para alcançar seu objetivo, começando com a elaboração de um bom currículo. Depois de fazer um material (currículo) que tenha uma boa “venda”, precisa distribuí-lo em TODAS as mídias disponíveis – sites de hospedagem de currículos, agências de emprego, sua rede de contatos (network), estar atento aos anúncios de empregos nos jornais e, PRINCIPALMENTE, fazer uma busca ativa. Ou seja, não ficar esperando uma oportunidade de emprego aparecer para enviar seu currículo, porque quando isto acontecer, pode estar certo de que a concorrência será maior.
E, caso seja chamado para uma entrevista, preocupe-se com sua apresentação. Olhe para o espelho e veja como está seu tônus físico, como está a sua aparência e, COMO VOCÊ SE SENTE DIANTE DO QUE VÊ! E não se esqueça de ler e reler seu currículo quantas vezes forem necessárias para não titubear quando for questionado sobre as atividades que executou. É muito bom você dar exemplos e mostrar os resultados que alcançou com cada atividade descrita.

POSTERIORMENTE, VOU ESCREVER SOBRE: COMO ELABORAR UM BOM CURRÍCULO, COMO FAZER UMA BUSCA ATIVA DE EMPREGO, DICAS PARA O MOMENTO DA ENTREVISTA E PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES ENTRE OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS A TRABALHO. AGUARDE!

2 comentários:

Inspirações disse...

Feliz ano novo! Que seus sonhos sejam uma realidade em 2009. Que, acima de tudo, você alcance paz, compreensão, amizade e amor.

Saiba que você tem um novo amigo que estará acompanhando o seu blog. Não deixe de acompanhar o meu também... (inspiracoesmatinais.blogspot.com)

mfc disse...

Dicas bem acertadas.

Um grande 2009 para você.