Fiz um blog pessoal - Catadora de Palavras. Inicialmente meu propósito era escrever sobre coisas do dia a dia, meus devaneios, para esvaziar a mente... Depois veio a necessidade de escrever sobre trabalho. Aí as postagens começaram a se misturar. Daí surgiu este blog - o Catadora de trabalho!

Mala Direta, Rede de Contatos e Empresas de Recolocação Profissional


Como disse no último post, aproximadamente 85% das oportunidades de emprego são encontradas através da busca ativa, usando como ferramentas a mala direta e os contatos/indicações.
Hoje vou explicar como se faz uma mala direta (eletrônica ou por correio), como “usar” da sua rede de contatos (network) e sobre as
vantagens e desvantagens de contratar uma empresa de recolocação.

MALA DIRETA: Você recebe em sua casa diversos tipos de mala direta como de bancos, lojas, cartões de crédito. O propósito destes envios é despertar o interesse em você de comprar algum produto oferecido.
A mala direta para busca de emprego tem o mesmo propósito: vender seu produto - suas qualificações e experiências a um possível empregador.

Mala direta por meio eletrônico:
1) Escolha um bom site de busca de empregos e hospede seu currículo (eu recomendo o site http://www.catho.com.br/), por alguns motivos:
- É o site que nós profissionais da área de recursos humanos mais usamos para fazer os recrutamentos.
- O site oferece um mix diverso de produtos para sua recolocação.
- O site tem um cadastro grande de empresas com abrangência nacional.
- Eu já usei e já me empreguei várias vezes através dele!
2) Depois de escolher o site e hospedar seu CV, você pode responder às vagas correspondentes ao seu perfil profissional e, PRINCIPALMENTE, enviar seu CV para quantas empresas desejar, através do cadastro de empresas disponível no site. Lá você encontra os nomes das empresas que gostaria de trabalhar bem como os nomes dos principais profissionais. Aí é só clicar e enviar seu CV. Este é o trabalho de mala direta eletrônica!
Dicas:
- No site que eu recomendei, tem como criar uma ou várias cartas de apresentação. Faça a sua e na hora de enviar seu CV mande a carta também.
- Tem um campo a ser preenchido quando for fazer este trabalho que deve ser preenchido de modo a despertar o interesse de quem recebe o e-mail. Campo TÍTULO. Exemplo: se você atuar na área comercial poderá escolher um título como - Sua empresa gostaria de aumentar sua carteira de clientes? ou Posso contribuir para aumentar as vendas da sua empresa?
Este campo é importante, porque as pessoas que recebem precisam identificar que não se trata de um e-mail trazendo vírus.
- Envie seu CV sempre para o profissional cadastrado nas empresas que estiver a um nível acima do seu. Exemplo: se eu estiver procurando uma vaga para Gerente de RH devo mandar meu CV para o diretor administrativo ou para a presidência. Se eu mandar para a área de RH você já imagina o destino do meu currículo não é?
- Envie o maior número possível de currículos por dia, pois o índice de resposta a mala direta é pequeno – algo em torno de 2 a 3 %. Portanto, quanto mais currículos enviar, melhor.

Mala direta por correio:
1) Prepare seu material (CV e carta de apresentação em folhas A4) impressos em boa qualidade e coloque-os em um envelope branco – de preferência aqueles usados para convites (tamanho aproximado de uma folha A4 dobrada ao meio).
2) Coloque a carta e o CV (nesta ordem) dobrados ao meio, com o que está escrito para fora.
3) Coloque dentro dos envelopes e coloque etiquetas para destinatários e remetentes.
4) Escolha no mínimo 300 empresas para enviar seu material. Para isso vai precisar pesquisar endereço e nome do profissional a quem deve direcionar, para que seu material não caia de pára-quedas na mão de qualquer pessoa. Você pode conseguir estes dados facilmente no site que escolheu para hospedar seu CV, no cadastro de empresas.
5) Faça a postagem no correio.
As dicas acima para mala direta eletrônica valem para esta forma também.

Agora, você deve estar se perguntando qual a diferença entre enviar eletronicamente ou por correio. A resposta é simples: muitos profissionais não abrem quando enviado eletronicamente, por medo de vírus. Quando você manda pelo correio direcionado à pessoa certa existe mais garantia do recebimento. E, as pessoas ainda preferem ter nas mãos, pegar alguma coisa que estão vendendo a elas no primeiro momento do que simplesmente visualizar.

CONTATOS/INDICAÇÕES: muita gente ainda tem vergonha de dizer aos amigos que está desempregado. Livre-se deste orgulho e procure a todos da sua rede de contatos (network), levando seu CV em mídia eletrônica (para ficar mais fácil destes repassarem seu material) a outras pessoas. Ligue para seus amigos, marque um almoço, um choppinho e diga que está em busca de uma nova recolocação e que a colaboração deles é fundamental para o sucesso da sua busca.

EMPRESAS DE RECOLOCAÇÃO: as boas empresas podem ajudar muito você neste processo de busca de emprego e oferecem um mix de produtos variado. Alguns dos produtos oferecidos:
1) Estruturação do curriculum vitae (CV), através de um levantamento personalizado visando torná-lo mais atraente no processo da venda de seu produto: você.
2) Atendimentos individuais e em grupo para orientações sobre mercado e processos de seleção.
3) Aplicação e devolução de testes psicológicos para mapeamento das suas habilidades e pontos a serem desenvolvidos.
4) Treinamento para entrevistas.
5) Encaminhamento do CV para processos de seleção.

Vantagens ao se contratar este serviço:
- Profissionais que não tem o mínimo conhecimento de como funciona a relação mercado de trabalho X mercado de recursos humanos, vão poder ter uma direção de onde começar a busca.
- Profissionais que não sabem elaborar um bom CV, não sabem como devem se comportar em dinâmicas de grupo ou entrevistas vão se sentir mais seguros para “enfrentar” o mercado de trabalho.
- Profissionais que não têm uma rede (network) poderão contar com a rede destas empresas.

Desvantagem: custo mais elevado.

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